Vivemos um momento instável e cheio de incertezas em todas as áreas por conta da crise do novo coronavírus. Com o mercado imobiliário a situação não é diferente – ser criativo e saber utilizar as tecnologias a seu favor são requisitos fundamentais. E a venda de imóveis pela internet é um ótimo exemplo de como agir da forma certa.
Mas, ao contrário de que muitos podem imaginar, a baixa na Selic e a nova necessidade por imóveis mais espaçosos são fatores que impulsionaram positivamente esse setor, mesmo com o isolamento social.
Como afinal eu posso aumentar as vendas de imóveis pela internet?
O conselho de ouro para aumentar a venda de imóveis em tempos de crise e paralisação de inúmeras atividades é o meio digital. Mas transformar um negócio essencialmente físico em virtual enseja muitos desafios. A seguir, veja como ativar esse modelo de maneira bem-sucedida.
1 – Estruture um atendimento ágil
O relacionamento com o cliente sempre foi uma peça-chave para o sucesso de qualquer empreendimento. E mesmo antes da crise do coronavírus manter uma comunicação eficiente e próxima ao público era sinônimo de credibilidade.
No momento atual, aqueles que já tinham canais de atendimento bem definidos, onde os clientes recebiam um atendimento ágil largaram na frente, pois durante um bom tempo o contato presencial tornou-se impossível.
Para o mercado imobiliário a realidade não é diferente – as pessoas continuam precisando resolver problemas, regularizar documentos, comprar e vender imóveis, tirar dúvidas. Então estruturar esses diálogos para que eles sejam eficientes nunca foi importante.
Seja pelo WhatsApp, pelas redes sociais, por e-mail ou telefone, o cliente anseia por respostas e soluções ágeis. E o desempenho na comunicação da empresa ou corretor de imóveis durante a pandemia será determinante para o seu posicionamento no futuro.
2 – Capriche nas fotos dos imóveis
Apesar das expectativas de retração do mercado imobiliário em função da Covid-19, a demanda por espaços maiores também cresceu e a venda de imóveis pela internet pode ajudar a reduzir os impactos negativos.
Nesse contexto, uma das estratégias para atrair potenciais compradores é investir na presença online, sobretudo caprichando nas fotos dos imóveis. Uma boa imagem é capaz de despertar interesse e a curiosidade de saber mais sobre aquele lugar.
A dica para ganhar mais visibilidade é produzir fotos que mostrem todos os cômodos da casa, sala comercial ou apartamento, de modo que elas explorem o potencial de cada ambiente. Você pode inclusive utilizar as legendas para descrever aspectos como metragem.
3 – Prepare visitação virtual
Se o isolamento social está impedindo as visitas dos clientes aos imóveis, a boa notícia é que, graças à tecnologia, essa importante etapa da jornada de compra pode ser realizada. A solução são visitas online.
O corretor tem a alternativa de gravar vídeos registrando os pontos do imóvel da forma mais real possível, ou tornar essa experiência ainda mais personalizada e fazer uma transmissão ao vivo.
Assim, monte uma bela apresentação que ressalte os aspectos positivos do local, de modo que o cliente tenha uma perspectiva de como é estar dentro do imóvel.
4 – Crie um sistema para troca de documentação online
A burocracia também é uma parte do trabalho de venda de imóveis que não pode parar. Até porque, a maioria das coisas pode ser resolvida online. Atuando remotamente é possível enviar e receber documentos, bem como fazer assinatura digital.
Então, para não atrasar ou perder nenhum negócio, o ideal é que a empresa estabeleça um sistema próprio de troca de documentação. Além de facilitar as atividades do home office, isso também garantirá a economia de tempo.
Com um software de CRM, por exemplo, toda a parte administrativa e financeira da imobiliária fica concentrada em uma única plataforma e pode ser controlada remotamente.
5 – Relacione-se com os potenciais clientes
Em um momento de pandemia, a comunicação com os clientes pode sofrer alguns ruídos ou distanciamento. Diante dessa situação, é preciso investir na tecnologia como principal aliada para fortalecer a presença da empresa face aos clientes.
Uma boa forma de estimular a venda de imóveis pela internet é participar ativamente das redes sociais, interagir com o público e, principalmente, demonstrar empatia por sua audiência frente aos últimos acontecimentos ocorridos no país e no mundo.
6 – Escolha uma plataforma para anunciar seus imóveis
Outro ponto relevante além das ações de marketing imobiliário e fortalecimento da sua imagem no ambiente digital é a escolha de uma plataforma para anunciar seus imóveis.
Por meio desse recurso, as chances das suas campanhas serem disparadas para pessoas realmente interessadas são muito mais altas, tendo em vista que os softwares que executam esse trabalho levam em consideração os tipos de busca que os usuários estão fazendo na internet.
Ademais, hoje já existem no mercado empresas com expertise na intermediação de compra e venda de imóveis. E que sem dúvidas vão somar forças ao trabalho do corretor.
Fonte: OLX