Esta é uma das dúvidas pertinentes de um corretor de imóveis. Qual setor da imobiliária deve ser uma prioridade para investir? O setor de marketing ou o de vendas? E logo de cara, vamos dar a resposta: OS DOIS!
Exatamente! Tanto o setor de marketing quanto o setor de vendas precisam receber atenção para que a imobiliária seja um grande sucesso. O principal desafio é conciliar os dois e este é o segredo para que tudo dê certo!
Na estrutura de imobiliária de alguns anos atrás, o grande desafio era acabar com a disputa entre os setores e os profissionais. O time de marketing não tem mais aquela antiga tarefa de apenas captar clientes e passar à equipe de vendas. Agora esse setor não tem mais como principal objetivo criar peças bonitas de modo a impressionar os clientes e levar ao stand de vendas ou à imobiliária.
Em qualquer àrea do mercado, quando os profissionais sabem trabalhar juntos os resultados são mais expressivos e, as chances de bater metas e conquistar objetivos, aumentam significativamente. Para ter essa sintonia na sua empresa, é preciso que um gestor tome frente e alinhe os times. Neste caso, os setores de vendas e de marketing precisam estar trabalhando juntos!
As imobiliárias estão tendo uma certa dificuldade ao alinhar os setores e entender um pouco mais sobre a importância de diferentes questões que envolvem cada um deles. Dentre as principais dúvidas das empresas, estão:
– Para aumentar o número de leads (potenciais clientes) é necessário ter muito dinheiro?
– O marketing digital realmente é fundamental para alavancar o meu negócio?
– Ter leads, significa, que as minhas vendas aumentarão instantaneamente?
– É preciso fazer estratégias para conseguir leads qualificados, que se enquadrem no perfil que eu busco?
– E se apenas um destes setores trabalharem de forma qualificada, é possível melhorar o quadro de vendas de qualquer forma?
– Como posso fazer para mensurar o retorno do investimento em marketing? Tudo será feito em vão?
Antes entenda que, para que tudo saia como o esperado, não haverá um mestre que lhe passará a fórmula secreta. É preciso fazer testes, apostar em diferentes estratégias e analisar os resultados. Isso precisa ser feito porque os mercados contam com diferentes públicos e cada um tem um comportamento.
Para que tudo fique mais fácil, é indicado que você compute todos os dados e tenha-os em fácil acesso. Assim, as suas decisões serão tomadas de forma otimizada.
Não podemos te passar a fórmula secreta do sucesso para os setores de marketing e vendas, mas sim algumas dicas de como eles podem ser trabalhados de forma integrada. Confira algumas delas e coloque-as em prática se você quer começar a ver mais resultados na sua imobiliária.
Desenvolver briefing e persona
Um dos processos de que o marketing é o responsável é a criação do briefing e da persona. Isso facilitará (e muito) na hora de ser mais assertivo nas demandas e ainda organizar as informações.
O briefing precisa conter as informações corretas e bem explicadas para que o marketing seja eficiente. No briefing é necessário que fique bem claro as seguintes informações:
Público alvo da campanha
Deixe claro para quem deve ser direcionado. As informações mudam completamente quando é falado para um locador, locatário, vendedor ou construtor. Você concorda? Portanto, para que não haja nenhum ruído de comunicação, deixe bem clara esta informação.
Objetivo da campanha
Além de direcionar a informação à pessoa correta, você precisa deixar bem claro o seu objetivo. É necessário vender um imóvel? Anunciar um novo empreendimento? Captar novos clientes ou imóveis?
Mas calma, não são somente estas duas perguntas, não! Você precisa olhar para a demanda como um todo e perceber quais são os pontos mais importantes para uma execução sem erros.
Outra forma de ser mais assertivo é desenhar as personas. Para que não fique nenhuma dúvida, persona é uma representação do seu cliente, ou seja, você definirá quem é o seu cliente, quais os seus objetivos, seus medos, suas necessidades e traçar o perfil básico. Assim, na hora de colocar as demandas em prática, os profissionais idealizarão quem é o seu cliente e fará uma comunicação mais assertiva.
Para criar as personas é preciso saber informações básicas de seus clientes, como estado civil, idade média, poder aquisitivo e profissão, por exemplo. O responsável por gerar estas informações básicas é o setor de vendas, para que sejam entregues ao marketing, podendo gerar estratégias mais precisas.
Agora, você precisará passar por mais algumas etapas! Veja quais são elas:
Defina as estratégias com resultados positivos e negativos
Depois de desenvolver as estratégias, é preciso separar o que realmente funcionou e o que não não funcionou. Para que essa separação de certo, a dica é procurar saber como o cliente chegou até a sua imobiliária. Caso o primeiro contato do seu possível cliente seja de modo virtual, é possível gerar um formulário curto de modo que ele preencha por qual mídia ele foi impactado para conhecer a imobiliária. Assim, ficará mais claro na hora de você dizer o que deu e o que não deu certo!
Acompanhe o trabalho de cada setor
Um dos objetivos do setor de marketing é entregar boa quantidade de leads ao setor de vendas. Análise os números e faça uma média! Caso os números estejam baixos, é possível mudar a estratégia e entender qual o principal erro.
Caso os números de leads entregues ao time de vendas estejam satisfatórios, é fundamental que a equipe esteja preparada para concluir o processo com sucesso.
Ah! E não se esqueça que o número de leads não é o mais importante, a qualidade deles pode ser o tópico principal. Captar inúmeras pessoas que não têm interesse em imóveis, pode ser uma perda de tempo!
Fonte: Chaves na Mão