Se você acha que as únicas possibilidades de atrair clientes para verem os imóveis que anuncia são o Facebook e o LinkedIn, é melhor rever seus conceitos. O Instagram é uma excelente ferramenta para melhorar o seu marketing imobiliário.
Essa rede social é uma das mais utilizadas no mundo todo e seu propósito é bem simples: o compartilhamento de fotos e vídeos entre os usuários. No entanto, por conta da sua força de engajamento, as publicações no Instagram são ótimas estratégias para captar novos clientes, independentemente do nicho de atuação da empresa.
Sendo assim, para que consiga melhores resultados na hora de vender imóveis, trouxemos algumas dicas primordiais para se dar bem nesse meio de comunicação. Acompanhe a leitura e confira!
1. Tenha um perfil comercial
Por mais que você queira utilizar um perfil comum no Instagram, do ponto de vista de credibilidade, vale mais a pena modificar a conta para a versão comercial: você terá diversas vantagens, principalmente se integrar o perfil com a página no Facebook para obter o acesso a dados primordiais para seu negócio e mensurar os resultados das campanhas de forma eficiente.
Quanto ao que postar na descrição do perfil, seja o mais sucinto possível, pois você não terá espaço para criar um texto gigantesco a respeito da imobiliária. É interessante que você vá direto ao ponto: descreva brevemente o seu negócio (tal como “empresa especializada em imóveis no bairro Vila Mariana”) e coloque um breve descritivo com seus contatos pessoais.
2. Conheça seu público-alvo
Entenda que não basta apenas divulgar inúmeros conteúdos se eles não corresponderem ao nível de interesse do seu público-alvo. Portanto conhecer as pessoas com as quais está lidando é primordial para efetuar um bom serviço e transformar os visitantes do seu perfil no Instagram em clientes fiéis à marca.
A captação de leads começa desde o planejamento, ou seja, já no momento de se fazer uma segmentação coerente e de se saber quais são os anseios das pessoas que você pretende atingir. Sempre que possível, interaja com os seguidores e verifique o que estão achando dos conteúdos e o que pode ser mudado. Os comentários recebidos servem como feedback das suas ações.
3. Poste um conteúdo relevante
Ninguém acorda de manhã e, do nada, pensa: “acho que seria uma boa comprar uma casa agora”. Por isso é importante investir em conteúdos que despertem a atenção das pessoas: a venda faz parte de um processo que começa com a conquista dos visitantes, e é fundamental poder acompanhá-los em sua jornada até que cheguem à decisão final.
Nesse sentido, é indispensável que você crie um calendário editorial e aposte em um determinado número de postagens diárias nos horários que seu público-alvo acessa o Instagram. Por ser um meio de comunicação bem visual, existe uma infinidade de alternativas, tal como postar fotos de um apartamento novo, tendências de construção em determinada região, tipos de financiamento de imóveis etc.
4. Invista na qualidade das imagens
A qualidade das imagens é, sem sombra de dúvidas, um dos fatores primordiais de engajamento dos seguidores, seja por meio de curtidas, comentários ou compartilhamentos. Por exemplo, não adianta você tentar convencer as pessoas que é maravilhoso morar no Campo Belo se as fotos postadas mostram um cenário horroroso.
Entenda que a imagem deve fazer sentido com o texto da descrição e que uma boa resolução é o mínimo a ser considerado quando o que se deseja é atrair a clientela. Portanto use e abuse dos filtros do aplicativo, preste atenção no ambiente em si para não cometer gafes e, se possível, deixe as fotos cada vez mais profissionais, pois isso gera empatia e ativa o gatilho mental da segurança para que as pessoas confiem em você.
5. Aposte nas hashtags
As famosas hashtags do Instagram são o que tem de mais precioso para impulsionar as publicações de forma orgânica e em pouco tempo. Não sei se você sabe, mas com o novo algoritmo da rede social, uma postagem é exibida para 10% dos seus contatos na primeira hora e, caso tenha um bom desempenho, o site se encarrega de mostrar para os outros 90% da sua rede.
Investir em hashtags é, assim, uma maneira de contornar o algoritmo e mostrar que seu negócio pode ser relevante para milhares de pessoas. Você pode criar uma tag própria da imobiliária e colocar as mais indicadas para o nicho em que atua por exemplo:
- #mercadoimobiliário;
- #apartamento;
- #imóveis;
- #mudança;
- #homesweethome;
- #lardocelar;
- #imóvelpronto;
- #saiadoaluguel;
- #financiamento;
- #casaprópria;
- #condomínio.
6. Utilize o Instagram Stories e o IGTV
Um sucesso que começou no Snapchat e tomou conta das redes sociais são os stories, o popular conteúdo que nada mais é do que uma postagem que tem a duração de 24 horas. Do mesmo modo no Instagram isso virou uma febre e, consequentemente, uma oportunidade imensa de divulgar notícias sobre o mercado imobiliário e aumentar o nível de interesse dos visitantes.
Com o Instagram Stories é possível postar os bastidores da imobiliária, de um stand de apartamento decorado, eventos na área, entre outras coisas. Já o IGTV é uma plataforma que permite a gravação de vídeos de até 1 hora, o que é algo fantástico para divulgar o seu negócio e ainda introduzir call to actions (CTAs) para redirecionar os visitantes a um anúncio ou ao site da empresa, por exemplo.
7. Espalhe seus posts pela internet
Por fim, mas tão importante quanto as demais dicas, você não deve se limitar apenas ao Instagram no marketing imobiliário, mas divulgar o seu negócio o máximo possível na web. Existem milhares de pessoas por aí em busca do lar dos sonhos e, por isso, você não pode perder a chance de atingir públicos diversos.
Sempre que possível, compartilhe suas postagens em outras redes sociais para formar um canal integrado de publicações e mostrar que os canais de comunicação utilizados conversam na mesma língua. Parcerias com influenciadores digitais são também uma via interessante para você promover sua marca para um número maior de pessoas.
Portanto, saiba que para investir no marketing imobiliário requer organização, planejamento e uma boa dose de criatividade. Assim fica muito mais fácil influenciar as pessoas a comprarem o que você tem a oferecer.
Fonte: Moving Imóveis