As redes sociais são ótimas plataformas para atrair clientes para uma imobiliária, sendo que traçar uma estratégia de marketing no Facebook pode ser uma boa ideia para o seu negócio.
Hoje, muitas pessoas utilizam essa plataforma para buscar por imóveis, principalmente após o lançando das ferramentas “Marketplace” dentro da rede social.
Neste post, nosso objetivo é dar algumas dicas simples de como você pode usar o Facebook como uma forma de atrair mais clientes, melhorar suas vendas e garantir melhores resultados para a sua imobiliária! Não perca!
1. Entenda a demanda do seu público
Antes de mais nada e prosseguir com o interesse em adentrar a plataforma do Facebook, é preciso entender melhor o seu público, traçando um perfil de cliente ideal.
Com a popularização das redes sociais, é comum que determinadas pessoas utilizem mais uma plataforma do que outra e, por conta disso, é preciso identificar em quais delas está o seu cliente.
Por exemplo, pode ser que o seu consumidor ideal não esteja no Facebook, e sim no Instagram. Dessa forma, o esforço para fazer presença nessa primeira rede social não terá o retorno esperado e pode não ser uma boa ideia agora.
Ao mesmo tempo, o Facebook oferece uma série de ferramentas de análise de dados que permitem aprender muito acerca de seus clientes e das pessoas que interagem com sua imobiliária. Dados como informações demográficas, gênero, faixa etária e outras informações, fazem toda a diferença dentro da sua estratégia.
2. Crie uma página forte
Um erro comum ao inserir uma empresa no Facebook é a criação de um perfil, porém, isso viola os termos de serviço da plataforma, pois os perfis são criados e mantidos apenas para pessoas físicas.
Empresas de todo o tipo, inclusive as imobiliárias, têm de criar uma fan page, uma solução criada pelo Facebook exclusivamente para servir às atividades de negócio.
Para ter uma página forte e que atenda as expectativas de quem a visita, você deve concentrar todas as informações da empresa. Afinal, o objetivo de estar inserido do Facebook é visibilidade e contato com potenciais compradores.
3. Analise os concorrentes
Assim como sua empresa, diversas outras imobiliárias também estarão inseridas no contexto da rede social, sendo que muitas delas podem ter começado antes de você e já obter algum retorno.
O responsável por gerir a página da empresa deve ficar sempre atento ao que está acontecendo ao seu redor, analisando de forma constante as ações de marketing realizadas pela concorrência dentro da plataforma.
É preciso verificar se os concorrentes estão obtendo sucesso em suas ações, mas principalmente o que está dando errado, facilitando a sua própria gestão de redes sociais e aprendendo com os erros dos outros. Essa análise pode trazer uma série de insights a serem utilizadas em suas campanhas futuras.
4. Crie um conteúdo de qualidade
Criar uma página que realmente possa gerar leads para a sua imobiliária e, consequentemente, vendas, não se trata de apenas inserir fotos de imóveis que estejam a venda no álbum da página.
É claro que isso pode acontecer, mas esperar alcançar retorno apenas dessa forma é um desperdício de todo o potencial de uma estratégia dentro da plataforma.
Isso acontece porque quando um cliente está buscando por um imóvel, ele dificilmente vai pesquisar por isso em seu álbum de fotos, ou seja, ele fará uma pesquisa no Google ou qualquer outro portal.
Sendo assim, a forma de atração de leads de sua página deve ser pautada na criação de conteúdos de interesse de seus potenciais clientes, visando gerar engajamento.
A dica para atrair clientes para curtir e comentar em suas postagens é investir em conteúdo, pelo qual você consegue iniciar um relacionamento com o seu público, que gerará confiança e posteriormente novos negócios. Algumas dicas para construção de conteúdo relevante para a sua página são:
– poste notícias interessantes para o público, como entrevistas com especialistas ou dicas de financiamento;
– produza vídeos de depoimento com clientes satisfeitos ou respondendo algumas dúvidas comuns dos clientes;
– utilize a criação de eventos para convidar os consumidores para lançamentos;
– responda aos questionamentos pela plataforma de forma rápida e ágil;
– faça promoções exclusivas para a página.
5. Estabeleça metas para as postagens
O Facebook oferece diversas ferramentas de análise interna para verificar dados de alcance das postagens realizadas na página da imobiliária, assim como curtidas, comentários e outras informações relevantes.
É preciso que você foque no alcance das postagens e crie metas de crescimento para garantir o sucesso de suas campanhas. Isso permite identificar a reação do público ao conteúdo que está sendo postado e analisar o retorno de suas estratégias.
Além disso, fuja das métricas de vaidade, ou seja, aquelas que são muito altas, mas que não representam nenhuma vantagem real para a sua imobiliária.
6. Utilize anúncios
No início, logo após a criação de sua página, você pode sentir um pouco de dificuldade de cumprir suas metas de alcance para as postagens e para atrair seguidores, com poucas curtidas, compartilhamentos e comentários.
Isso é algo totalmente normal e parte do fato de que o Facebook monetiza seu modelo de negócio por meio de anúncios, ou seja, para aumentar o seu alcance e fazer sua página crescer mais rápido é preciso partir para a mídia paga.
O Facebook Ads é a ferramenta disponibilizada para isso e é composta de várias possibilidades, podendo impulsionar suas publicações com base em vários dados, como renda, localização, interesses e diversas outras informações acerca dos usuários.
Essa é uma ótima forma de alcançar exatamente o seu público-alvo, garantindo um maior retorno sobre as suas publicações e também realizando anúncios dentro da plataforma.
É preciso um pouco mais de conhecimento para criar boas campanhas dentro do Facebook Ads, sendo que, caso você não tenha conhecimento sobre o assunto, pode contratar uma empresa especializada.
O marketing no Facebook é uma ótima forma de entrar em contato com potenciais compradores e gerar um maior número de negócios para a sua imobiliária com pouco esforço ou investimento.
Fonte: MovingImóveis