Imobiliária ou incorporadora? Confira quais são as características de cada categoria e veja o que é melhor para o seu negócio.
Depois de concluir o curso do CRECI e estar autorizado para trabalhar como corretor de imóveis, surge a grande dúvida: e agora, por onde começar? Imobiliária ou Incorporadora? Onde ganharia mais? O que vale mais a pena?
A verdade é que os dois locais geram grandes oportunidades, mas é preciso analisar qual se encaixa melhor em seu perfil.
Como é trabalhar em imobiliária?
Optar por trabalhar em uma imobiliária é saber que terá diversas oportunidades para negociar imóveis em lançamentos, prontos, à venda e para alugar. Sendo assim, o corretor teria um vasto banco de dados com empreendimentos de diversas construtoras. De maneira resumida, o corretor que trabalhar em uma imobiliária, pode oferecer aos clientes:
– Espaço para cadastro de imóveis disponíveis para locar e vender;
– Consultoria para as necessidades do comprador ou locador;
– Intermediação no contrato e nos seguros imobiliários;
– Avaliação do imóvel por um especialista para determinar o valor da propriedade.
Se por um lado existe a certeza de trabalhar com novos empreendimentos de diversos lugares, também há a instabilidade por falta de um salário fixo. Algumas vezes isso pode comprometer na decisão final do profissional. Entretanto, vale lembrar que com esforço e amor à profissão, é possível atingir grandes picos salariais e conviver bem com esta modalidade da profissão.
Como é trabalhar em incorporadora?
Preferir por trabalhar em uma incorporadora, é saber que você poderá se tornar especialista em determinado segmento imobiliário. Isso porque trabalhando em um local como este, exercemos o projeto de uma única empresa. Fora isso, o corretor que trabalha em incorporadora pode ter contato com diversas atividades paralelas, visto que este setor cuida de todo o planejamento, desde estudos de viabilidade, compra do terreno e formatação do produto que será desenvolvido de acordo com as necessidades do consumidor.
Um dos fatores que contam muito para que um corretor opte por uma construtora é o fato de ter fácil acesso aos documentos relacionados ao terreno do imóvel. Também existe o fato da probabilidade do corretor ter um fixo, visto que ele pode ter outras atribuições na empresa.
Por fim e respondendo a questão inicial do texto, não é possível adivinhar onde você, corretor de imóveis, pode ganhar mais. A real afirmação é a de que é preciso trabalho duro e dedicação, independente do local de escolha para trabalhar. Seja em imobiliária ou incorporadora, contudo é preciso que o corretor saiba realmente o que está fazendo e conheça de perto a sua carteira de imóveis e de clientes.
E você, trabalha em incorporadora ou em imobiliária? Conte para nós sobre a sua experiência no ramo.
Fonte: VivaCorretor