Confira 10 dicas de como usar o Whatsapp no mercado imobiliário. Como corretores de imóveis, imobiliárias e construtoras devem usar o Whatsapp para vender mais imóveis.
Hoje 98% das pessoas que estão comprando ou alugando um imóvel, afirmam que possuem e utilizam o Whatsapp de forma ativa. E o que no início era apenas um aplicativo, hoje se consolida cada vez mais como uma das formas de contato com clientes mais promissora dos próximos anos. Pensando nisto, separei 10 pontos importantes que os corretores de imóveis, as imobiliárias e as construtoras precisam ter em mente antes de começar a pensar em vender imóveis via Whatsapp. Veja abaixo:
1. Tenha uma foto profissional
Imagine você entrar em contato com algum vendedor através de seu Whatsapp, e no momento da resposta do vendedor você vê que na sua foto ele está de de sunga na praia? Algo exagerado? Pode apostar que não! Isto acontece com muita frequência. Portanto, para atender seus clientes nada de fotos suas na praia, ou algo muito pessoal. Aposte em fotos profissionais, onde você consiga transmitir a imagem de um super profissional para seus clientes.
2. Não persiga seu cliente
Mandou uma mensagem 17h, 17h30 seu cliente leu mas ainda não respondeu? Nada de questionar se ele viu de fato a mensagem. Não esqueça, em comunicações como Whatsapp e e-mail, seu cliente vai responder a mensagem se ele quiser, e quando ele quiser. A nova comunicação oriunda dos meios digitais, dá poder ao cliente e os profissionais do mercado imobiliário precisa se acostumar com isto. Ok, 24h e ele ainda não respondeu nada? Questione, mas de forma muito educada e sem parecer que você está cobrando. exemplo “Olá, Mariana! posso lhe ajudar com mais alguma informação?. O que acha de agendarmos uma visita?”
3. Não envie ofertas de imóveis
Este pode ser um ponto polêmico, e que talvez você não concorde, mas veja bem, Whatsapp é uma ferramenta de relacionamento, para você se relacionar com seus já clientes ou futuros clientes, e não é uma ferramenta para fazer propaganda para pessoas que nem sabem quem você é. Isto é spam, isto é incomodação, isto é a pior forma de marketing que você pode fazer. Tenha certeza que se você mandar em massa aquele novo lindo lançamento, para qualquer pessoa, existe 000000,1% de chance de alguém de fato ler a mensagem, mas existe 99% de chance de você ser considerado um corretor chato. Não faça isto, pode parecer tentador, mas tenha certeza que por mais que você talvez já tenha conhecido um ou outro corretor que afirmam já ter vendido fazendo este tipo de estratégica, no médio longo prazo é uma estratégia de fracasso e muito prejudicial para os seus negócios.
4. Cuidado com o que você escreve
Não se esqueça que seu cliente não é seu amigo, por isto, evite gírias ou abreviações. Vai usar um emoji (bonequinhos do whatsapp)? Igualmente tome cuidado e não utilize este recurso em excesso. Além da preocupação em manter uma linguagem profissional, seja sempre bem claro e simpático em suas mensagens. Não se esqueça que a comunicação escrita não transmite sentimentos. Tome cuidado para uma comunicação objetiva não ser confundida com grosseria.
Também, tome cuidado para não escrever mensagens muito longas. Lembre-se! seu cliente está lendo a mensagem no celular, ou seja, mensagens longas em geral são deixadas de lado.
5. Cuidado com o horário que você envia mensagens
Não se esqueça! Apesar de ser uma comunicação escrita, Whatsapp não é e-mail. Ok, você deve responder bem rápido, mas jamais mande mensagens durante a madrugada, por exemplo. Dependendo do cliente isto pode ser algo muito chato! Se tiver que mandar mensagem em um horário do período da noite, sempre contextualize seu cliente, por exemplo “Olá, Mariana! desculpe mandar mensagem esta hora, mas envio para que você tenha a resposta o mais rápido possível”.
6. Utilize recursos audiovisuais
No Whatsapp utilize quando necessário recursos de envio de fotografias, vídeos e áudio. É uma forma de tornar mais ágil o envio de informações úteis para seus clientes.
7. Enviando sua localização
Envie o recurso de “compartilhar localização” para direcionar o seu cliente perdido “Caso você tenha interesse, estou te encaminhando o endereço exato do imóvel no mapa” ou para informar a sua localização “olá, Mariana! Já estou no imóvel. Envio o endereço exato caso tenha interesse”.
8. Divulgue em seu site
Ainda são poucas as imobiliárias, corretores e construtoras que utilizam Whatsapp como forma de negócios. Paralelo a isto, 98% dos consumidores de imóveis, ou seja, dos seus clientes, afirmam utilizar o Whatsapp de forma ativa em sua vida. Por este motivo, não esqueça de divulgar seu número de Whats e principalmente, de estimular seus clientes a adicioná-lo a entrar em contato com você para obter mais informações sobre imóveis.
9. Agradeça
O que seria do relacionamento humano sem os momentos de agradecimento e gratidão, não é mesmo? Utilize o Whatsapp para enviar mensagens de agradecimentos por uma nova compra, para algum colega que lhe ajudou, para alguma indicação recebida, entre outras. Muitas vezes não agradecemos por falta de tempo ou oportunidade, mas com ferramentas fáceis de utilizar e popularizadas como o Whatsapp (todo mundo possui), agradecer ficou muito fácil.
10. Tenha respostas gravadas
Para ter uma comunicação ainda mais rápida, já deixe salvo em seu celular, no bloco de notas do aparelho, as suas mensagens mais utilizadas. Desta forma, ao invés de ter que escrever tudo novamente a cada novo cliente, você já terá a mensagem escrita.
Fonte: Marketing Imob