Hoje em dia, trabalhar em casa está se tornando uma tendência, bastante aceita por muitas áreas e profissionais. Na Europa e nos Estados Unidos, isso já é comum há algum tempo, mas no Brasil esse desejo é recente e vem ganhando adeptos para o chamado ‘home office’. Trabalhar em casa lhe dá muitos benefícios, mas que devem ser tratados com muita tranqüilidade. Fugir do trânsito, o conforto de estar num ambiente aconchegante e perto da família.
Mas e um corretor de imóveis, pode ter um home office? Claro que sim, não é necessário que você fique em uma imobiliária ou plantões para obter excelentes resultados. A tecnologia ajudou muito para que esse processo fosse realizado, com seus computadores e principalmente smartphones, que te mantém conectado a grande parte das pessoas que precisa.
Escolha um local para ser seu escritório
Essa é uma parte crucial para seu início como home office: escolher um local da sua casa para ser o seu escritório. Pegar um notebook, se sentar no sofá e começar a trabalhar não é o mais indicado, principalmente pela facilidade de distração. O recomendável é que seja separado um lugar para ter uma mesa, pelo menos. Um local tranquilo e que você não seja interrompido constantemente, assim o seu trabalho poderá ser desenvolvido de forma séria e profissional, como se estivesse em um escritório, mas com a comodidade de estar em casa.
Fique de olho nos horários
Não é por estar em casa que você pode acordar cada dia em um horário diferente e parar de trabalhar quando lhe der vontade. Para dar que esse “projeto” dê certo, será necessário determinação e regras em questão de horas, podendo até acompanhar o horário comercial tradicional.
Estipule um horário para iniciar o trabalho, por exemplo:
– Das 9h às 13h – horário de trabalho
– Das 13h às 14h – horário de almoço
– Das 14h às 18h – horário de trabalho
Se regrando, os resultados são extremamente satisfatórios. Caso o trabalho esteja fluindo muito bem, é interessante que você tire uma horinha para descansar.
Mas, se por um lado você pode se distrair e não trabalhar muito, fique atento para não trabalhar demais e usar os horários de descanso como compensação de trabalho atrasado. Tudo deve estar dentro dos prazos.
Reuniões podem ser um problema, mas saiba reverter
Pode ser que seja desconfortável receber um cliente em casa, tanto para você quanto para ele, ainda mais quando os assuntos tratados sejam de uma importância maior, como o fechamento de um negócio. Por isso seria interessante sugerir um encontro em algum restaurante ou outro ambiente, digamos, mais profissional do que a sua casa. Mas, com a diminuição desse tipo de reunião, pelo menos, quando o assunto não é de suma importância, graças às tecnologias, muitas pessoas optam reuniões online, por meio de vídeo conferências. Essa é uma ferramenta otimizadora de tempo. As ferramentas da internet, no geral, trazem muitos benefícios para este estilo de profissional.
E lembre-se bem, o maior desafio para um home office é a responsabilidade, agindo com profissionalidade você se sentirá muito bem trabalhando desse modo.
Fonte: ImovelWeb