Selecionamos algumas dicas para ser um bom corretor de imóveis. Para isso, pesquisamos e separamos algumas técnicas de vendas de imóveis que funcionam muito bem para fechar vendas. Aproveite!
1. Desenvolver uma relação de confiança com o cliente
Para que o consumidor compre seu produto, é fundamental que ele confie em você. Isso implica em trabalhar com honestidade e transparência e da forma mais espontânea possível.
Fica mais fácil confiar em um vendedor espontâneo do que em um vendedor desconfiado ou que se revela de caráter duvidoso. Ou seja, o tipo que parece mais interessado em ganhar o dinheiro do cliente do que em trabalhar com responsabilidade e idoneidade para resolver seu problema.
Seja sincero e aplique o “olho no olho” em suas conversas com o cliente. Se não tem nada a esconder, não tem o que temer, certo?
2. Sondar bem as necessidades do cliente
Procure entender as necessidades do cliente; o que ele precisa ou deseja e o que vai lhe dar satisfação.
Essa é uma das técnicas de fechamento de vendas de imóveis mais importantes e evita que você ofereça um imóvel que o cliente não precisa. Assim, o ajuda a selecionar aquele que atende exatamente às suas necessidades.
Claro que essas necessidades variam conforme cada pessoa, daí a necessidade de uma sondagem personalizada.
Um cliente pode desejar um apartamento com três quartos em um condomínio seguro; outro pode desejar uma casa pequena em uma rua perto do centro.
O bom corretor deve estar preparado para satisfazer ambos.
3. Não ser insistente e inconveniente
O corretor pode ficar um tanto confuso quando se fala em “persistir” e, ao mesmo tempo, em “não ser insistente”.
É que existe um limite para insistir. Mesmo quando o profissional não consegue efetivar a venda com um cliente em determinado dia, pode tentar em outra ocasião ou com outro cliente.
O corretor chato, aquele que parece que está obrigando o cliente a fazer uma compra, acaba sendo evitado e dificilmente consegue realizar boas vendas.
4. Alimentar sua paciência
Preste atenção em mais uma de nossas dicas para ser um bom corretor de imóveis: você tem de ser paciente!
Afinal de contas, ele está negociando bens de alto valor e as pessoas não vão simplesmente comprar sem avaliar, pesquisar e comparar preços.
Imóveis são patrimônio e representam segurança e estabilidade.
5. Organizar-se e ser previdente
Uma das coisas mais desagradáveis para o cliente na compra de imóveis é a burocracia relacionada à documentação. As idas ao cartório, a conferência de legalidade do imóvel e assim por diante.
Uma das técnicas de vendas de imóveis que é o corretor deve deixar tudo preparado antes do fechamento do negócio (cópias da escritura e do IPTU, cópias de CPF e identidade do proprietário e outras coisas).
Confira se tudo está de acordo com a lei, se o imóvel pode mesmo ser vendido e se há a necessidade de assinatura de terceiros.
Jamais aja de forma displicente. Não seja o corretor do tipo que vende o imóvel, recebe sua comissão e deixa o “abacaxi para o cliente descascar”.
6. Ler e aprender
Mesmo que não disponha de muito tempo, aproveite para ler alguns livros e extrair algumas lições valiosas de vendas. Algumas dicas:
- “A Bíblia de Vendas”, de Jeffrey Gitomer
- “Corretagem de A a Z”, de Ari Travassos
- “Guia Prático do Corretor de Imóveis – Fundamentos e Técnicas”, de Sílvio de Campos Lindenberg Filho
Já segue algumas dessas técnicas de fechamento de vendas de imoveis , então compartilhe conosco! Comente qual delas e se os resultados têm sido satisfatórios.
Fonte: Agendor