Trabalhar como corretor de imóveis não é algo fácil. A profissão envolve conhecimentos em vendas, ser persuasivo e muito mais.
Um bom profissional, de qualquer área, se especializa. Além de especializações, o corretor de imóveis precisa entender um pouco mais sobre diversos assuntos que, não necessariamente, tem a ver com simplesmente vender ou alugar uma propriedade.
É preciso entender um pouco de direito, decoração, reformas, documentação, psicologia, cores, móveis, construção e, mesmo sendo um bom vendedor, é preciso aprimorar técnicas de vendas.
Pensando nisso, hoje vamos dar ênfase a alguns cursos que não são relacionados diretamente a corretagem, mas que auxiliam e dão muito apoio ao profissional desse setor.
1 – Direito
Imagine que por conta de uma falha jurídica, um erro de contrato ou até uma má orientação, você não só perca o cliente, mas também se vê alvo de um processo por danos financeiros ou algo parecido…
Todo tempo e esforço empregado na venda será perdido. A venda ou aluguel de um imóvel envolve contrato e outras documentações. Um financiamento envolve várias cláusulas específicas. Um bom corretor aprende primeiro o básico, para se orientar e não envolver o cliente em uma furada, mas depois tenta se aprofundar um pouco mais.
Vale o investimento em um curso básico de Direito ou até um curso livre de Direito Imobiliário. Leia artigos, textos, referências, pesquise em livros e vá a palestras sobre o tema.
2 – Comunicação/Oratória
Lembre-se que um corretor pode encontrar clientes em qualquer lugar. Seja a venda do tipo que for, você irá mais longe se souber se comunicar de forma clara e precisa, conquistando mais autonomia para abordar temas, apresentar projetos e convencer seu cliente de uma ideia. Talvez não seja exagero afirmar que é um dos cursos fundamentais para um corretor ou profissional de qualquer área.
3 – SEO
Estar bem posicionado na busca do Google é um dos pontos chaves para qualquer negócio, isso se consegue estudando SEO e aplicando esse conhecimento teórico na pratica do seu dia a dia.
4 – Marketing de Conteúdo + Inbound Marketing
Você sabe o motivo por trás dos seus posts do Facebook ou em um blog imobiliário? Talvez a resposta seja porque todos fazem e você preciso divulgar seu trabalho ou até porque é o normal no mercado.
Bom, essa resposta está errada. Não é porque é o que todos fazem ou porque o mercado sugere que você precisa seguir. Um corretor profissional, que se importa de fato com seu trabalho, sabe o motivo de cada estratégia montada em todas as suas plataformas, além de ter certeza do retorno em cada uma delas.
Estude sobre o conteúdo e seu público, trace estratégias que tenham fundamento e você saberá exatamente o resultado que vai alcançar.
Já o Inbound marketing tem base na ideia de que o marketing deve despertar um interesse real no consumidor e não apenas o desejo da compra. Aliando esse conceito com seu conteúdo, temos uma excelente estratégia online a ser estudada.
5 – CRM e Vendas
O comportamento do consumidor é assunto primordial para quem vende, isso se aprende estudando sobre técnicas de vendas e CRM ou frequentando palestras sobre o tema.
6 – Avaliação de Imóveis
Existem escolas com cursos livres sobre como avaliar imóveis. Alguns dão até registro do CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários do Sistema COFECI/CRECI). Assim, o corretor pode ganhar como atividade principal na corretagem e aumentar o ganho oferecendo serviço de avaliação de propriedades.
Fonte: ImovelWeb