Quem atua com aluguel de temporada nos tempos atuais tem uma grande vantagem: a possibilidade de divulgar imóveis para pessoas de todo o mundo sem grandes barreiras. A associação de uma produção consistente de conteúdo on-line com investimentos estratégicos tem potencial para gerar um volume significativo de conversão.
As redes sociais são parte essencial do marketing digital. Mas é preciso selecionar aquelas que fazem mais sentido para o negócio ao invés de apostar fichas em todas. E no que se refere a empresas que atuam no mercado de viagens, o Instagram está entre as redes sociais com as melhores funcionalidades.
Vamos abordar quais são as práticas recomendadas para fazer um negócio se destacar no Instagram e apresentar três perfis de aluguel por temporada que aproveitam de forma positiva a plataforma.
1 – Grupo Ecocharme (@ecocharme)
O Grupo Ecocharme é pioneiro na oferta de imóveis para aluguel de temporada em Fernando de Noronha, Pernambuco. Em 2014, decidiram apostar no negócio e, com o crescimento conquistado desde então, expandiram a atuação para outro paraíso pernambucano: Porto de Galinhas.
No Instagram, o Grupo Ecocharme se beneficia dos cenários encantadores em que estão situados e postam fotos profissionais que mostram as belezas naturais dos locais. Como são destinos cobiçados no Brasil, as imagens no estilo cartão postal são suficientes para despertar o desejo de viajar.
As imagens mostram que as propriedades gerenciadas pelo grupo estão em sintonia com um clima de tranquilidade da região, mostrando ambientes externos com redes e espaços para descanso, salas e quartos aconchegantes onde predominam materiais naturais, como a madeira.
O perfil também é utilizado como canal para divulgação de informações importantes, como os protocolos adotados pelas cidades em relação à pandemia de Covid-19. Nos destaques, falam sobre atrativos dos destinos, promoções e experiências gastronômicas que os hóspedes podem ter acesso em algumas das propriedades.
2 – Carpediem Homes (@carpediem.homes)
A Carpediem Homes administra imóveis nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em 2018, eram responsáveis por 5 propriedades, número que saltou para 250 em maio de 2021.
A estratégia de comunicação utilizada no Instagram evidencia a variedade de imóveis oferecidos pela Carpediem, mostrando as novidades que entram no portfólio. O design é bem explorado pela marca, trazendo chamadas de destaque em artes, além de posts em carrossel.
Com conteúdo variado, a Carpediem direciona esforços de comunicação em datas estratégicas, como feriados prolongados, divulga promoções, mostra a estrutura de imóveis em reels e cria posts focados na atração de proprietários que tenham imóveis para aluguel de temporada.
Para atrair engajamento, a Carpediem publica conteúdo em formatos variados e aproveita alguns memes da internet para fazer publicações relacionadas a aluguel por temporada.
3 – Latin Exclusive (@latin_exclusive)
A Latin Exclusive atua em um nicho específico, oferecendo imóveis de luxo para aluguel de temporada na América Latina e Sul da Europa. Como o público da empresa é global, grande parte da comunicação é feita em inglês e os preços das diárias estão disponíveis em dólar. Apenas em situações específicas, em que se deseja falar com brasileiros, são feitas publicações em português.
O conteúdo está centrado em imagens das propriedades, que são o grande chamariz do negócio, já que se tratam de imóveis diferenciados em termos de design, conforto, estrutura e localização. Como o próprio nome da empresa já indica, o foco é exclusividade.
Nas legendas, a Latin Exclusive enaltece os destinos e a experiência que os imóveis proporcionam. Utilizam imagens aéreas, em foto e vídeo (como este aqui), para mostrar a localização privilegiada das propriedades, além de toda a extensão da estrutura.
Os destaques dos stories mostram imóveis disponíveis por país e região. Também são compartilhados registros feitos por hóspedes célebres e influenciadores digitais.
Agora é a sua vez: teste e aprenda!
Mesmo com dicas e referências, não há forma de entender o que funciona de verdade sem colocar tudo em prática. Não tenha receio de testar até encontrar uma comunicação que reflita a essência do seu negócio.
O Instagram é uma ferramenta versátil, atualizada com frequência. Acompanhe as novidades da plataforma e entenda como utilizar as funcionalidades a favor do seu negócio. E não se esqueça de algo importante: posicione-se com autenticidade.
Fonte: Stays