A conversão de leads é uma das principais expectativas dos profissionais do mercado imobiliário, já que é com isso que o negócio consegue evoluir. Existem alguns questionamentos e até frustrações quanto à lucratividade da empresa, pensa-se que a culpa inicia são dos softwares ou dos portais, mas existem outros fatores que podem impactar nos resultados. Lucia Haracemiv, sócia-consultora da DNA de vendas, fala sobre os cinco principais erros que as incorporadoras e imobiliárias cometem durante a conversão de leads. Confira!
01: Não ter clareza com os processos
Desde a entrada dos leads – seja por meio de e-mail, telefone, portal – até o momento em que ele é definido, algumas empresas esquecem de registrar e mensurar o valor investido em cada ação. Isso pode ser um grande problema ao verificar quais estratégias trazem lucratividade e quais prejudicam ou não fazem diferença.
02: Erro de gestão
O uso de um CRM pode ser imprescindível para gerir o seu negócio. O alinhamento entre vendas e marketing também é essencial para que a empresa colha bons frutos. De nada adianta gerir vendas com inteligência para o marketing sem ter informação sistematizada, e a única maneira de sistematizar informação em vendas é com o uso de um CRM.
03: Ferramentas tecnológicas
Quem trabalha com vendas tem pressa e isso é da natureza do vendedor. Se a ferramenta for para que o profissional do mercado imobiliário se lembre das atividades que devem fazer, de aniversário de clientes, datas especiais, alguma ferramenta que trabalhe em conjunto com o corretor, de certo ele usará. Caso a tecnologia seja utilizada apenas para dar “satisfação” das vendas, raramente vão utilizar.
04: Capacitação de pessoas
Muitas imobiliárias ao contratar novos corretores e não tem um onboarding. Quando não existe um treinamento de entrada bem definido onde dê clareza sobre os processos de vendas do mercado imobiliário, sobre questões relacionadas aos próprios produtos que a imobiliária ou incorporadora vende, técnicas de vendas e comportamentos que um bom corretor deve ter gera uma perda de produtividade enorme e defasagem na qualidade do atendimento.
05: Alma de vendas
Os líderes de operações comerciais, sofrem muita pressão dos seus superiores dentro da empresa, e é muito importante pensar que essas pessoas vivem daquilo, que se não haver venda, não há entrada de remuneração. Isso tudo gera uma ansiedade muito grande sobre o dia a dia, por isso é extremamente significativo essas pessoas receberem apoio. Para isso, nada melhor do que trabalhar bem o #tamojunto na equipe.
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Fonte: Viva Corretor