Imagine a possibilidade de estar a um passo de retirar as chaves de um novo imóvel depois de um longo processo de negociação e descobrir que falta uma documentação muito importante? Neste conteúdo, vamos mostrar o que é o Habite-se, um certificado essencial para a segurança de uma propriedade.
A compra de uma casa ou apartamento envolve muita burocracia: certidões, licenças, financiamentos, acordos, documentos, registros e por aí vai. Sendo assim, nem todo mundo consegue acompanhar tantos requisitos e algo pode ficar para trás.
Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo explicando sobre um documento fundamental que garante a segurança no seu investimento imobiliário. Quer saber mais? Continue a leitura e anote as nossas dicas sobre o Habite-se!
O que é o Habite-se?
Quando a obra de construção de um imóvel é iniciada, é necessário ter uma licença emitida pela prefeitura confirmando que o terreno e o projeto atendem todos os requisitos obrigatórios de segurança e planejamento.
Depois de finalizada a obra, é preciso emitir um novo documento pela prefeitura. Essa certificação assegura que o imóvel está pronto e pode ser habitado com segurança pelos futuros compradores. Esse certificado é conhecido como Habite-se.
A partir da emissão do documento é possível ter a comprovação de que a construção ou a reforma realizada obedeceu à legislação da cidade desde o seu licenciamento até o cumprimento das obrigações discriminadas no seu alvará.
É obrigatório estar munido do Habite-se para a solicitação e liberação de financiamentos imobiliários bem como averbações de construções no Registro de Imóveis. Uma vez que esse documento é emitido para as construtoras responsáveis, também deve-se contar com ele para conseguir a averbação do registro no cartório no caso de compra de imóveis em condomínios. Isso possibilita a atualização do imóvel e a sua aplicação patrimonial de acordo com o valor da propriedade.
Quais são os passos para obter esse certificado?
O processo de solicitação do Habite-se demanda a apresentação de inúmeros documentos para comprovar que as instalações do imóvel foram construídas ou reformadas de acordo com as normas estabelecidas:
- respeitando as regras para instalação da rede de água e esgoto;
- utilizando uma estrutura adequada para a tubulação de gás;
- priorizando a segurança das instalações elétricas.
Também é preciso apresentar o laudo do corpo de bombeiros e o projeto do arquiteto responsável, que deve ser emitido pela Secretaria de Urbanismo. Depois disso, uma vistoria é agendada para que os profissionais responsáveis possam avaliar se a construção está finalizada e pronta para ser habitada.
Durante a vistoria, é necessário apresentar vários documentos que são solicitados durante o requerimento. Essa exigência pode variar de acordo com a prefeitura de cada município, mas os principais comprovantes exigidos são:
- requerimento preenchido com a identificação do imóvel;
- atestados das concessionárias de água, esgoto, energia elétrica e do corpo de bombeiros;
- comprovantes de quitação do ISS;
- ART do técnico responsável;
- RG e CPF do solicitante ou CNPJ e Contrato Social no caso de pessoa jurídica;
- capa do IPTU do imóvel;
- projetos da construção que foram aprovados e também o Alvará de Construção;
- CREA de identificação do profissional responsável e a sua Inscrição Municipal.
Qual é a importância do Habite-se ao comprar um imóvel?
Embora sejam necessárias, nem todos os compradores entendem as exigências que devem ser cumpridas para obter o certificado Habite-se. Por isso, separamos uma lista com os principais pontos que transformam essa documentação em uma segurança a mais para a sua propriedade:
- ocupar uma propriedade sem a certificação do Habite-se é irregular portanto pode gerar multa para o proprietário do terreno;
- a averbação da construção, ou seja, o registro na matrícula do imóvel da edificação realizada no terreno, não é concedida sem esse certificado;
- se o imóvel é comercial e não tem o Habite-se, a empresa ocupante não conseguirá o alvará de funcionamento para atividades comerciais.
Como podemos ver, existe uma série de implicações que prejudicam os donos de propriedades sem a certificação do Habite-se. Por isso, não deixe esse requisito de fora na hora de finalizar a negociação da sua próxima aquisição imobiliária. Desse modo, as suas chances de garantir a segurança na compra serão ainda maiores.
Existem restrições de acordo com os municípios?
Cada cidade tem a sua própria organização a respeito da emissão do Habite-se. Sendo assim, é muito importante buscar informações no portal do município onde o seu imóvel se encontra.
É possível esclarecer as principais dúvidas e consultar certidões emitidas ao contatar os órgãos responsáveis do seu município, agilizando o processo e garantindo que você tem todas as informações corretas.
Para facilitar, listamos alguns dos endereços da web que direcionam para as páginas dos órgãos responsáveis das principais cidades do Brasil:
- São Paulo – Sistema de Licenciamento de Construções da Prefeitura de São Paulo, Alvará de Uso de Campinas;
- Rio de Janeiro – Secretaria Municipal de Urbanismo do Rio de Janeiro;
- Minas Gerais – Portal de Informações e Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte;
- Rio Grande do Sul – Secretaria Municipal de Obras e Viação de Porto Alegre;
- Santa Catarina – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis;
- Paraná – Secretaria Municipal do Urbanismo de Curitiba;
- Distrito Federal – Cartilha sobre emissão de Habite-se em Brasília;
- Bahia – Secretaria Municipal do Urbanismo de Salvador;
- Pernambuco – Controle Urbano do Recife;
- Amazonas – Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Manaus.
Algumas cidades já começaram a implementar estratégias tecnológicas para a requisição do Habite-se, dessa forma possibilitando agendamentos online e envio de documentos digitalizados.
Se o seu município conta com essa vantagem, o processo é ainda mais rápido e ágil. Portanto, não existem desculpas para não garantir esse documento assim que a obra for finalizada e estiver pronta para receber os moradores.
Enfim, agora que você já sabe o que é o Habite-se, como solicitar esse documento e quais são os procedimentos necessários para garantir a segurança da sua construção, consulte a regularidade da sua obra perante a Prefeitura e evite dores de cabeça no futuro.
Fonte: Moving Imóveis